Visitantes:

AmazingCounters.com

                                Caminhada do Porto até Santiago Compostella  (Finisterra)

                                                   1 Dia: Porto- Povoa de Varzim: 44 Kms

     As 4:30 da manhã cheguei ao porto, comecei a caminhar, qual o meu espanto ver tanta malta na rua a festejar a vitória do Benfica, 5 minutos depois já estava perdido nas ruas estreitas e escuras da zona ribeirinha do Porto, onde a malta pensava que eu era um Camon perdido, mas depois de uns 30 minutos  lá segui o Douro, até a costa e comecei a subir, estava a espera que o percurso estivesse marcado como o caminho central mas não,marcação escassa, pois eu por vezes desviei-me para Caminho da Senda Litoral, que é outro caminho mais junto as Praias que o Caminho da Costa. Depois passei Leixões, Matosinhos, Vila do Conde e finalmente Povoa de Varzim, onde fiquei no Albergue da Paróquia, onde também estava uma Peregrina Francesa. Neste primeiro dia estava a espera de gd confusão das cidades mas não, pois o percurso foi quase todo Beira Douro e em passadiços de madeira, ciclovias até Póvoa onde tive imensa dificuldade em utilizar os Bastões. Neste primeiro dia tive a companhia de um Australiano reformado mas estava cansado e na parte da tarde continuei sozinho. No primeiro dia muitos peregrinos costumam apanhar autocarro ou metro até Povoa e depois começam a caminhar. Sinto que abusei neste primeiro dia, pois fiz 44 Kms com 16 Kms as costas, enfim.......


  2 Dia: Póvoa Varzim até Esposende (Marinhas) 25 kms

      Hoje comecei meu caminho as 7:30 com pouco de chuva mas uma hora dps estava nublado e ventoso, caminhei sozinho sp junto a costa, mas encontrei uns 7 peregrinos ke estavam pior que eu ehehhh, comecei oferecer o voltarem fiquei sem nada..... até agora não encontrei peregrinos portugueses, talvez por isso quando falam cmg pensam ke sou inglês. Esta tarde a meio do percurso, tirei uma siesta em Esposende, veio um senhor a falar inglês e ofereceu me um bolo:-), depois falamos um bom bocado em português:-). Caminhada continua sem bolhas yeahhhh mas as pernas acusam o excesso de ontem. Gostei imenso do Albergue de Marinhas, gerido pela Cruz Vermelha onde fui o primeiro a chegar mas ao final do dia já estavam uns 10 peregrinos, pessoal reformado. Amanhã espero chegar Viena do castelo, eu e a minha mochilinha, sempre juntinhoss. Hoje fiz poucos kms para recuperar do excesso de ontem.


3 Dia: Marinhas - Viana do Castelo (25 kms)

     Comecei as 7 da manhã, percurso está bem sinalizado, ainda não encontrei peregrinos portugueses, aliás este caminho tem poucos peregrinos. Eu e a mochilinha sempre juntinhoss, já vou sentindo saudades das pequenas coisas ke fazia, enfim...tenho caminhado quase sempre sozinho, quando dou por mim estou a falar sozinho ou a cantar, parece que o tempo aqui é mais longo, custa a passar. Neste dia caminhei um pouco com uma Francesa, Aurélia mas estava com muitas dores no joelho.Em Viana do Castelo tirei uma soneca e perdi-me no tempo. Tive dificuldades em encontrar o Albergue, amanhã espero chegar a Caminha ou passar p Espanha de barco.

                                          4 Dia: Viana Castelo até lá Guarda (40 kms)

      Finalmente Espanha!!!! comecei caminhar as 6 da manhã sempre debaixo de chuva, ao meio da tarde acalmou, passei por Praia âncora, depois Caminha onde apanhei o barco para La Guarda e quando sai do barco apanhei tanta água em cima até ao albergue (3 kms), fiquei como um pinto, ver se agora seca. hoje caminhei umas dez horas sempre sozinho com minha mochilinha e a maldita chuva, psicologicamente tem impacto terrível, pés sempre encharcados, passar pelo mato e trilhos encharcados, caminhos que são autênticas ribeiras, já sei que amanhã quando acordar terei colocar os pés nas botas encharcadas rsssssss. Tou sozinho num albergue municipal, ontem fiquei num convento. Aki temos facilidade em falar c espanhóis, galegos, falam como nos, mas os Andaluzia não se percebe nada rs....meu receio agora é o tempo, mas tenho ke pensar, etapa a etapa, dia após dia, pois as previsões .... eskece......ps: não gosto andar sozinho, prefiro a partilha....falo sozinho....penso sozinho, canto sozinho, e está noite tou sozinho no albergue......cá vou eu preparar as sandes p comer amanhã durante a caminhada, grande abraço. Ultreya.

5 Dia: La Guarda até Ramalhosa total 40 kms 

     Ás (4:30 )já caminhava pois passei a noite no albergue com umas trinta camas vazias, e tantos, tantos mosquitos, estava sp acordar e tentar mata-los.hoje tive uma surpresa, um senhor chamou por mim e disse ke  estava acompanhar minha caminhada no fb, dps ofereceu  um café, num belo albergue, albergue da Aguncheiro. Encontrei tb um grupo de ciclistas portugueses ke iam p Santiago em btt!!!! Caminhei quase 10 horas, sempre sozinho, no caminho da costa vê se poucos peregrinos mas acho ke está a mudar, hoje passei por Oia (Lindo Mosteiro e praia), Mougas, Baiona (lindas praias e castelo) e finalmente Ramalhosa, onde cheguei completamente exausto, capaz de dormir em qualquer sitio, fiquei num Albergue, parecia um convento em pedra com o  um enorme jardim onde fiz a minha meditaçao. Hoje só apanhei um pouco de chuva na parte da manhã depois melhorou 😉. É bom estar sozinho mas tanto tempo.....pessoa fica mais sensível a tudo, parece outro eu, mais frágil, inseguro obrigado pelo apoio, ao final do dia dps de comer e lavar roupa venho ao fb receber a energia e o carinho da malta, fico.........obrigado 😆

6 Dia: Ramalhosa até Redondela (42 kms)

     Finalmente um dia sem chuva, só encontrei uma peregrina em sentido contrário. Ao final do dia cheguei ao albergue, está cheio de peregrinos, amanhã não vou estar sozinho, sinto falta de estar c alguém, está noite combinei ir comer algo c grupo de peregrinos. Tou c tantas saudades do nosso Algarve, passo o dia a seguir setas amarelas, perdi me algumas vezes pois caminho da costa têm poucas marcações, perdi-me em cima do monte antes de Redondela, andei as voltas e vim parar ao mesmo sitio. Ao tomar duche encontrei duas pequenas bolhas mas nada de dores.hoje vou matar saudades de falar, de estar c pessoas, sinto tanta falta..... ultreya :-).

7 Dia: Redondela até Pontevedra (18 kms)

     Já passou uma semana, parece que foi há meses. hoje tirei barriga da miséria, aproveitei para matar esta solidão, conheci imensos peregrinos, falei, ouvi, caminhei, convivi, abracei........peregrino de granada fez almoço/jantar uma paella no albergue e convidou me:-). Os caminhos de Santiago tem uma magia, os peregrinos falam entre si como se fossem amigos, velhos amigos, acabam por contar toda a história da sua vida. ontem uma senhora de 65 anos alemã contou me que o marido tinha falecido há 5 anos, depois da sua morte pegou nas cinzas e foi espalhando pelo caminho, e que toda a sua família veio de avião até Santiago prestar a última homenagem ao seu marido, enfim....Foi uma noite e dia que aproveitei para fazer poucos kms, sem chuva,confraternizei, encontrei montes de portugueses a pé e também de bike. Conheci também peregrino de Vila âncora que acompanhou a minha caminhada no grupo da costa do fb. Amanhã vou mudar a minha rota, vou sair do caminho central português e entrar na variante espiritual do caminho de Santiago, já avisaram que vai ser um caminho de 4 dias, pouco percorrido até Santiago, mas tem de ser, é um caminho que quero realizar, ja fiz as minhas tarefas diárias, lavar roupa, Fazer sandes p dia seguinte e levar fruta. Hoje vi imensa gente a caminhar com dores, coxear, mas devagarinho ..... chegarão a Santiago:-). Peregrinar não é fácil, temos estar preparados p tudo.... desde o início da minha caminhada, sabia qual o meu ponto fraco, dificuldades em estar vários dias isolado.......bom fim semana a todos, obrigado, ultreya:-)

                                      8 Dia: Pontevedra até Armenteira (26 kms)
     Hoje iniciei a variante espiritual do caminho português, voltei novamente a minha caminhada solitária, ao 6 km sai do caminho central onde estavam imensos peregrinos, depois....... bem voltei a caminhar sozinho sem ver ninguém é regressou também a chuva.....voltei a caminhar no silêncio, mais sensível, mais pensativo. O outro Deni, falar sozinho, com as árvores, meus bastoes, minha mochila enfim.........há sítios que nos dizem algo, transmitem vontade de estar, de voltar, ke nos transmitem boa energia, aconteceu comigo num sítio chamado Combarro, junto ao rio, foi meu momento onde parei e deixei o tempo passar por mim😉. Depois de Combarro foi sempre a Subir ate Armenteira, onde esta um Mosteiro Enorme. Esta vida de caminheiro esta dar cabo de mim........ saudações escalfadinhas, ultreya :-).
9 Dia: Armenteira até Vila Arousa (25 kms) 
     Comecei a caminhar com chuva no monte, sempre descendo ao lado de cascatas até ao mar, floresta, lindooooo, provavelmente a etapa mais linda do caminho espiritual, tou ansioso para chegar a Santiago, para não fala r das saudades que tenho daquela vida normal. Hoje foi uma etapa solitária :-(. Amanhã vou realizar uma etapa completamente diferente, barco e caminhada. Segundo a lenda, os restos mortais do apóstolo subiram pela o rio de barco até padron, vou fazer o mesmo é depois caminhar :-). Em Vila Arousa, estive com Serafim, senhor que acompanha os Peregrinos, participei numa procissão onde as ruas estao repletas de desenhos com Sal e Altares, falei imenso com o senhor ke toma conta do Albergue Amanhã vou cruzar com caminho central novamente :-). Saudações escalfadinhas, ultreya.

10 Dia: Vila Arousa até Teo: 42 kms, (28 de barco resto a pé)

     TA QUase...... :-). Hoje fiz primeiros 26 kms de barco de Vila Arousa, tal como foi transportado os restos mortais do apóstolo até padron segundo a lenda.... Amanhã Santiago yeahhhh!!!!!!!! Esta manhã no barco, apanhei chuva, e também no final da caminhada. Quando cheguei a Padron comecei a ver imensos peregrinos, e no albergue de Teo também:-). Em Teo estive com amigos peregrinos que conheci em PonteVedra Está quaseeeeeeee :-). Saudações escalfadinhos, Ultrey.a :-).

11 Dia: Teo, Santiago e Negreiros (40 Kms)

     Consegui!!!!!!! Chegar Santiago Compostela, 11 intensos dias, parece que foram meses repletos de fortes emoções:-). Este última manhã estive sempre acompanhado, aiiiiiiiiiii como é bommmmmmm :-). Depois de levantar diploma na oficina do peregrino e comemorar, veio a pior parte, a despedida dos meus dois amigos e depoissssssssss. ....... como sonho de qualquer peregrino depois de chegar a Santiago é chegar ao mar, Finisterra e deixar lá as botas :-). Voltei novamente andar sozinho, akela sensação de insegurança ke nos leva ficar mais sensíveis, mais pensativos, onde o tempo é nosso amigo e custa a passar, lá fui eu com a minha mochila para mais uma caminhada de 4 dias, até ao mar, até Finisterra :-). Hoje fiz 16 kms até Santiago e depois do almoço fiz mais 24 até Negreiros, eu e a minha Mochilinha........ Já estou super feliz, consegui chegar a Santiago. Lá vou lavar a roupa e comer algo :-). Saudações Escalfadinhos, Ultreya......

12 Dia: Negreiros até Oliveroa (48 kms) 
     No 12 dia passei toda a manhã caminhar com jornalista australiana e mais dois Italianos, neste caminho para Finisterra há imensos peregrinos. Ao final do dia, mesmo antes de chegar ao Albergue, falei 5 minutos com um Turco e bastou para dizer: Vou acampar contigo:_). continuei e fui acampar numa floresta, ele esta a viver a caminhar, quer ver se consegue andar assim durante um ano, até gastar o dinheiro, depois volta para casa. Gurgrammm.É tao bom  dormir com as estrelas ke bommmmmmm!!!! Saudações escalfadinhos, Ultreia

13 Dia: Oliveroa até Lires: (36 kms) 
     Foi um dia de muito calor e solitário andei junto ao mar, Muxia (lindas praias) conhecida pela costa da morte, onde o sol morre.Andei metade do Dia Com Gurgram e depois de despedir continuei a minha caminhada, estou com pressa nesta fase pois tenho que estar na segunda feira para trabalhar rsssss.

14 Dia (último dia): Lires até Finisterra (21 kms)

      Finalmente cheguei ao final da costa da morte, final de mais uma caminhada já estou no reino dos Algarves:-) e de barba feita.. Em Finisterra os peregrinos costumam queimar as botas e a roupa da peregrinação, nao foi meu caso. Depois de Chegar a Santiago fiquei mais um dia no Seminario Menor, onde aproveitei para desfrutar do espirito dos Peregrinos de Santiago, da Praça, dos artistas que tocam, amo esta cidade, sinto-me tao bem, sempre que venho parece que estou novamente a nascer, Ultreya amigos :-). Saudações escalfadinhas e boa sorte para outros peregrinos algarvios que estão realizar caminhos Santiago, ânimo:-).
    
 15 Dia
  Fiquei no Seminário Menor em Santiago Compostella, onde passei maior parte do tempo sentado ao sol em plena praça frente a Catedral de Santiago. Ke, Bommmmmm :-).
RESCALDO:
Esta foi a caminhada mais solitária que fiz,  14 dias ao longo de 472 Kms (média 33 kms por dia) com mochila de 16 Kms,foi um bocado puxado, difícil mas felizmente só senti cansaço e nada de lesões, mas senti uma terrível sensação de solidão ao longo da caminhada. Resumo das minhas Etapas:
1 Dia- Porto até Povoa do Varzim: 44 Kms
2 Dia- Povoa do Varzim até Esposende (Marinhais): 25 Kms
3 Dia- Esposende(Marinhais) até Viana do Castelo: 25 Kms
4 Dia- Viana do Castelo até A La Guarda: 40 Kms
5 Dia- A La Guarda até Ramalhosa: 40 Kms.
6 Dia Ramalhosa até Redondela_ 42 Kms
7 Dia Redondela até Pontevedra: 18 Kms
8 Dia Pontevedra até Armenteira: 26 Kms
9 Dia Armenteira até Vila Arousa: 25 Kms.
10 Dia: Vila Nova de Arousa até Teo:42 kms
11 Dia: Teo, Santiago(16) e depois até Negreiros(24): 40 Kms
12 Dia: Negreiros até Oliveroa: 48 Kms.
13 Dia- Oliveroa até Lires: 36 Kmss
14 Dia: Lires até Finisterra 21 Kms
15 Dia:Passear em Santiago Compostella

Sem comentários:

Enviar um comentário