Visitantes:

AmazingCounters.com

Realização Sonho EVEREST 2017


Rescaldo Everest 2017: Esta foi provavelmente a caminhada da minha vida, caminhar com meu ídolo (João Garcia) durante duas  semanas e meia até 5600 metros no Everest, num mundo, numa cultura, num povo, numa forma de vida completamente diferente do nosso, com poucas condições, sem tomar duche, um clima frio, gelo, neve, com muitas mudanças de temperatura e o pior de tudo falta de Oxigênio, qualquer caminhada parecia que estava a correr ao Sprint, e durante a noite acordava com falta de ar, enfim....



Quanto alimentação enjoei, pois foi uma alimentação a base de  arroz, batatas  e ovos e legumes cozidos e muito chaaaaaaaaaa. Conforme fomos subindo de altitude, cada vez mais o oxigênio era escasso, mais a malta se cansava, qualquer caminhada e já estávamos arfar rsssssss.....Durante duas semanas, sem carros, sem motorizadas andando sempre em trilhos onde os carros e motorizadas eram substituídos por imensos Sherpas e Carregadores, que estamos constantemente a cruzar, transportavam tudo para as pequenas localidades durante dias, os kms eram medidos em dias, mas o pior mesmo era a idade, muitos miúdos da partir dos 12 anos a carregar com tudo as costas, o que me deixou um pouco chocado nos primeiros dias. Tive algumas dificuldades habituar-me alimentação, pois comíamos imenso arroz, e batatas acompanhado sp com legumes... quanto ao pequeno almoço era sempre aveia (Enjoei). Quanto a Higiene passei duas semanas sem tomar duche, ou melhor, nessas duas semanas  lavei o corpo na ribeira com agua gelada e sp a cantar p distrair rssssss....Algo que admirei neste pais, foi a dedicação ao Budismo, por todo lado vemos as Bandeiras de Oração, Templos, Pedras com Orações e Kanis Budistas, todas as pessoas se cumprimentam com Namastê, e durante esse tempo nao vi nenhuma discussão nem stress, um povo extremamente calmo e sereno apesar do stress dos trilhos, onde temos constantemente parar p dar prioridade aos carregadores. Quanto ao nosso Amigo João Garcia, estava constantemente preocupado com o grupo, com aclimatação, com nível de oxigênio de cada um, sempre atento aos sintomas da doença da montanha, procurando saber se alguém estava esconder algum sintoma e sempre acompanhar a medicação que a malta estava a tomar p dor cabeça e diarreia. Todos os dias, duas vezes por dia,  o João Garcia media o nível de Oxigênio e a pulsação de todos os elementos, antes do jantar e de manha antes do pequeno almoço. Estava sempre preocupado com o que a malta ingeria, nada de álcool, nada de bebidas com gás, nada de legumes crus, tinha que estar tudo cozido e os copos bem enxaguados, receio que alguém fica-se contaminado com alguma bactéria e nao pudesse seguir com o resto do grupo.
Aki vai o resumo das nossas Etapas onde transcrevi alguns post do Face:


1 & 2 Dia
     Foram dois dias de viagem onde estive imenso tempo no aeroporto de Lisboa (onde dormi), Inglaterra e Índia.. Depois de Chegar ao Nepal, Katmandu...tratei do Visa, 40 euros para ficar 17 dias, depois fomos para Hotel Manaslu para conhecer o resto do grupo e ter com João Garcia onde jantamos e convivemos. Neste primeiro dia tive terríveis dores de cabeça, talvez o corpo adaptar-se ao meio ambiente.

 


         3 Dia
      Foi o nosso primeiro dia de Caminhada: 10 Kms em 3 Horas de Lulka até Phakding (264mts) depois de aterrar no quarto aeroporto mais perigoso do mundo onde a pista é pequena, com grande desnível e  acaba com um paredão iolll.  Depois de aterrar distribuímos os sacos pelos Sherpas e carregadores, cada um poderia entregar ao Sherpa no máximo 10 Kilos, quanto ao restante tínhamos ser nós a levar as costas. Neste Primeiro dia passamos por varias pontes suspensas e Kanis Budistas.
4 Dia
     Phakding- Nanche Bazzar (3450 Mts): Este foi  nosso segundo dia fizemos mais 10,5 kms de Phakding até Manche Bazar (3450 metros),capital do Vale Khumbo, capital Sherpa.  Sempre caminhando  devagar Devagarinho, por trilhos com muita pedra, sobe e desce com kanis budistas,  c rodas de oração budistas, pontes suspensas lindo, mas o que me choca um pouco é que ao longo do trilho estamos sempre  a cruzar com sherpass, (carregadores) de todas as idades  transportando todo tipo de material as costas, grandes carregamentos miúdos c 12,13, .....anos :-( :-(.

    5Trecking no Everest, foi dia de aclimatação em Namche Bazar que está a 3440 metros, subimos kumjung aos 4050 metros e voltamos novamente para Aldeia Sherpa, Namche Bazar caminhamos 13,5 kms em 7 horas sempre com nevoeiro e pequenos chuviscos, fomos visitar a Escola de Hillary( primeiro homem chegar ao pico do Everest), visitamos hospital de Khunde. Visitamos pequeno monumento em memória do primeiro Sherpa que subiu pico do Everest Tensing Norgay Sherpass subiu com Hillary. Nosso líder João Garcia foi espetacular parando imensas vezes e contando a suas histórias de vida :-). Em relação aclimatação está correr bem pois vamos devagarinho. Passamos por imensas Mani Walls,  bandeiras budistas com orações  por todos cantos.
6 Dia
     Trecking pelo Everest: Neste dia andamos 8 horas c paragens, 16 kms de Namche Bazar até Pangboche até 3870 metros, visitamos mosteiro budista de Tengboche passamos por  ponte suspensa Himalaia.
7 Dia
   No sétimo  dia foi dia de aclimatação, fizemos uma subida ate Base Campo Base d do Ama Dablam a 4600 metros,  onde tentamos ficar mais tempo possível, fizemos picnic/ lanche p o corpo habituar a altitude e voltamos novamente p baixo. Aqui as condições são poucas, tudo o que chega aqui tem ke ser carregado as costas durante dias.
8 Dia
     Pangboche até Periche 10 kms, em 6 hrs: entramos no famoso vale do Khumbo, subimos quase aos 4700 e voltamos p Periche. A esta altitude estamos sempre cansados, falta o ar, o mesmo se passou ontem a noite comigo mas nosso líder João Garcia todos os dias de manhã e ao final do dia mede a pulsação e o nível de  oxigênio de cada um para ver como estamos a reagir a altitude..... Esta noite estamos em Periche, temperatura igual ao frigorífico ou  melhor ao congelador aai....estamos no fim do mundo.....
9 Dia
 Periche até Lobuche: 9 kms mais 4 a tarde p aclimatação que frio, maldito frigorífico, levo 4 camadas de roupa e ui, ui, principalmente de manha e ao final do dia, p não falar de noite, hoje caminhamos sempre aos 4000 metros e ao meio da tarde fomos aos 5000 e regressamos 4 mil e pouco. Aiiiii acima dos 4000 mil quase não consigo cantar, nem tocar a corneta, ando sempre a arfar aiii. O grupo anda sp c receio das dores de cabeça e a diarreia, estamos sp a desinfetar as mãos...amanha vamos atacar o ponto mais altoooo, Kalapattar (5600).
10 Dia
 Conseguimos !!!!!! Lobuche até kalapattar 5600 metros: 15 kms, 8.30 min. Hj acordei c dor de cabeça e corpo mole, mas felizmente passou ao longo da manha, com frio de rachar e 4 camadas de roupa lá fomos sempre subindo, c mts paragens ate 5600 metros, respiração sempre alta, sentindo zombie ate aos 5600 metros dps voltamos p Lobuche, com vento e neve. Um muito obrigado ao nosso líder João Garcia pelo telefonema pelo aniversário do shreck por satélite em Gorap, perto C.b Everest. Hj foi dia desgastante....amanha será dia calmo p  recuperar......aki tempo custa passar e frio de rachar, deito me c roupa da caminhada dentro do saco cama, maldito frigorífico, agua esta congelada.. Namastê..
11 Dia
 Lobuche até Dzong La (4543 met):    7 kms em 2 horas e meia,este dia foi de poucos kms, de recuperação, carregar baterias, com muito friooo  Tempo  instável, nesta manhã​ a garrafa de água ao meu lado estava congelada,em pedra rsss....
12 Dia
    Dzong la até Cho La (5400) até Gokyo, 15 kms, 8 hrs e meia foi um dia para passar o Glaciar  do Evereste pernoitamos em Gokyo junto a um lago glaciar c frio de rachar e c poucas condições. Nos últimos dias temos tido uma nova companhia, um pequeno cão preto :—)....alguns elementos c dores cabeça e c diarreia, meu único problema é falta de ar a meio da noite mas é normal, esta altitude andamos sp c falta de ar e dores de cabeça.... estamos isolado do mundo.... ta quaseeee.... Namaste....
13 Dia
     Gokyo até Gokyo Ri e ainda Dole: 18 kms , 7 hrs e meia. De manha subimos até Goykio Ri,k e subidaaaaaaaaaaaa rssssssssssssssssssssss, dps descemos com companhia de muita neve e fomos debaixo de uma tempestade de neve ate Dole. O Grupo aguentou esta terrível tempestade de neve, eu fui nomeado pelo nosso chefe João Garcia o  Sherpa Algarvio do Grupo :—). Tenho tocado pouco a minha corneta  nâo consigo por causa do frio, no entanto ainda consigo cantar um pouco fico logo escalfado :-(- É tao estranho estar duas semanas sem ouvir motorizadas nem carros, há duas semanas caminhando em caminhos de cabras, passando por pequenos aglomerados de casas onde carregar a luz um telefone tem ke se pagar 4 euros por uma hora, td aqui é mt escasso....nosso grupo é constituído por um Brasileiro, um Luso/ Francês e 8 portugueses. Temos 3 Carregadores e dois sherpas que nos acompanham, um deles vai sempre rezando pelo grupo e outro sherpa esta sp comigo no fim a tirar fotos, é um povo que admiro profundamente... Taaaa quaseee......
14 Dia
     Dole até Namche Bazar 13 kms em 5:15 min. Neste dia descemos até Namche Bazar, capital  povo Sherpa (3446 metros), durante a tarde descansamos...Neste canto do mundo, todos se cumprimentam com Namastê, em vez de um bom dia, boa noite ou boa tarde, um povo Pacífico onde o Budismo está em todo lado, bandeiras de oração, rodas de oração, ao longo dos trilhos imensas pedras pintadas ou gravadas c oração onde temos que passar sempre pelo lado esquerdo..... conforme vamos descendo vê se mais carregadores, sherpas....Neste dia fui nomeado pelo grupo para angariar gorjetas p distribuir pelos Sherpas e carregadores....vamos descendo vamos também tirando camadas de roupaaaa.... taaa quaseeeee....Namastê :—)
15 Dia
     Namche Bazar até Lukla 20 kms em 7:40 min...neste dia continuamos a descer até Lukla, foi nosso ultimo dia de caminhada, bem puxado, onde encontramos imensos Sherpas, carregadores, burros e Yaks, difícil circular por estes trilhos estreitos, cheios de pedra, passamos por imensas pontes suspensas que nos assustam pela altitude e vento forte..Nesta noite dormi numa tenda, obrigado amigo João Garcia :—)...
16 Dia
     Iniciamos o dia com o voo no quarto aeroporto mais perigoso do mundo, (Aeroporto de Lukla com pista torta e com paredão no fim) voo até capital do Nepal onde descansamos e caminhamos até final do dia, onde quase todas pessoas andam c máscaras por causa do pó e poluição....
17 Dia
      Neste dia fomos conhecer melhor Katmandu e o ke nos marcou mais foi o crematório, junto ao rio, onde queimam as pessoas a céu aberto, e atiram as cinzas p rio, onde as crianças brincam na água, tudo isto se passa frente de todos de forma natural.......dias seguintes foi  regresso de Avião, viva nosso Algarve..... ai ke saudades deste calorrr...
RESUMO
EVEREST 2017:  Kaminhada de uma vida, esta foi provavelmente a caminhada da minha vida onde contatei um mundo completamente diferente do nosso, cultura, povo, condições de vida. Durante duas  semanas e meia vivi com condições mínimas, sem tomar duche,  com déficit de oxigênio, acordando a meio da noite com falta de ar enfim....... De realçar o excelente Grupo que tive sorte em fazer parte e pelo meu Ídolo João Garcia uma aventura para recordar para o resto dos meus dias :-). Brevemente farei um post com o rescaldo deste Sonho :-). Namastê :-).

Sem comentários:

Enviar um comentário