Visitantes:

AmazingCounters.com

Rescaldo da Rota do Zêzere GR 33

RESCALDO DA AVENTURA DA Grande ROTA DO ZÊZERE EM BTT

1 Dia: (Covilhã até Valhelhas): 53 Kms/8 Horas- Partimos na Lizete (carrinha do Sport Club Benafim) pelas 19 horas de Terça - FEIRA, onde colocamos as 5 bikes e mochilas para nossa aventura em Autonomia total com destino a estação desativada de Constância, situada na Praia do Ribatejo. Perto da Meia noite estávamos na
estação a montar a tenda, uns a dormir na lizete e outros no chão somente com uma esteira, devido ao intenso calor.
     Acordamos as 6 ao som da malta a chegar a estação para apanhar o comboio, levantamos, comemos algo, tirar material da Lizete para levar no comboio até Covilhã. As 8 colocamos tudo no comboio e fomos para estação da Covilhã. As 11 estávamos a montar as bikes na Covilhã e
sempre a subir durante 5 horas até a Serra da Estrela com intenso calor e na companhia de um ciclista Fernando de Sintra que encontramos na estação da Covilhã e queria ir para Manteigas, acompanhou a malta nesta maldita subida de 5 horas direcçao ao pico da Serra da Estrela com um calor infernal.
     Neste dia fizemos 53 kms em 8 horas. Malditas subidas, hoje estamos pernoitar junto ao rio em Valhelhas depois de Manteigas, dormimos com as estrelas com alguns imprevistos a meio da noite, tivemos ke mudar de sitio eheheheheheh, Adoramos Covões d"metade, onde nasce o rio Zêzere.... lindooo...

2 Dia: Valhelhas até Dornelas do Zêzere 81 kms. Maldito calor e subidas quase mataram a malta,apanhamos poucas praias fluviais. Neste dia ofereceram uma caixa de cereja para malta carregar baterias.... o interior tem destas coisas :-).... passamos  pela minas da Panasqueira ( de Cabeço de Pião) numa paisagem completamente estranha, por um trilho perigoso, de um lado o rio no outro um monte de terra e com admirável paisagem.........ao final do dia, estávamos a procura de lugar p pernoitar em Dornelas do Zezere, completamente
exaustos, procurando sitio para montar a tenda no mato e nada....sem soluções a vista fomos ao café perguntar.... e lá foi o elemento do grupo c melhor aparência e c isa falar c presidente de junta p saber a possibilidade de disponibilizar um espaço p acampar....arranjou um salão, com cozinha equipada e um balnear :—), belo duche, há dois dias a tomar duche no rio..... é engraçado quando cheguei a Dornelas do Zêzere, olhei p ponte e disse: Já estive aqui, e falando com presidente junta confirmei, pois passa por ali a famosa Rota das Aldeias Históricas que fiz com meu tio Horácio de Bike, onde apanhei também grandes empenosss rssssss....

3 Dia, Dornelas Zêzere até Madeirã: 62 kms aiiiiiiiiiiii calorrrr arrasador,suar a fio, percurso é belo mas c este tempo quase morremos e bebemos imensa agua quente, parecia chã....passamos por imensas praias fluviais, agua friaaaa rsss... hj ao final do dia paramos num cafê em Madeira para pedir permissão para acampar algures e qual o nosso espanto quando nos oferecem novamente casa na povoa, localidade a 2 kms.......tal como ontem a noite pernoitamos numa casa na Madeirã, Póvoa 5 estrelas, sem
conhecerem a malta receberam.nos  de braços abertos onde jantamos e tivemos adega por nossa onde  adega, upsss.... onde Montei  a minha cama :—).Povo  do interior é acolhedor, falamos também com instrutor de Ioga e disse que também daria casa caso nós nao tivéssemos sitio p dormir...... Jantamos, e cedo acordamos.... p pedalarr .....

4 Dia. Madeirã a Foz de Alge 45 kms: Acordamos as 4.40 cedo pedalar, calor, rampas que tínhamos ser dois a puxar atrelado e uma parte tivemos tirar o atrelado da bike e fazer escalada em cima de rochas a seguir de Pedrógão pequeno, foi desgastante, calor intenso...continuamos e a uma hora ja estavamos cansadissimos,  tentamos chegar a Dornes mas não conseguimos mt calor, 2 quedas, 3 furos........esta rota c atrelado, é p esquecer aiiiiii​ enfim... tentamos encontrar um café, fugimos da rota mas tivemos voltar p trás p apanhar novamente a Rota, passamos um mau bocado nesta fase, pois havia elementos que queriam parar, mas continuamos lentamente com muitas paragens, esta foi das piores fases da nossa aventura .... quando chegamos a Foz de Alge, paramos e comemos uma sandes e completamente de rastos, fomos para o parque campismo de Foz de Alge, com vento forte e trovoada..e cinzas... pelas 19 ficou totalmente de noite devido ao intenso fumo e cinzas, onde tomamos conhecimento do falecimento de 64 pessoas no incendio em Pedrogão onde tivemos na parte da manha :-(.
5 Dia: Foz do Alge- Contãncia: Neste dia pedalamos uns 70 Kms     até Dornes pela Gr 33 mas depois  sempre por estrada, devido aos incêndios e aos cortes na estrada. Acordamos as 4.40 com as bikes cheias de cinza e cedo começamos a pedalar pela Grande Rota do Zêzere até Dornes,Vila Lendária cercada pelo Zêzere, depois rumamos direção barragem de castelo Bode onde tomamos a decisão de ir sempre por alcatrao até a Lizete que esta na Praia do Ribatejo em Constância, onde almoçamos e regressamos ao Algarves,

Rescaldo da Gr 33:
Esta Aventura foi demasiado difícil, um percurso bastante agressivo, e para agravar tivemos azar na altura que fomos pois apanhamos dias com temperatura elevada rondando os 40 graus, e foi neste fim semana que deu-se a grande tragédia de Pedrogão, passamos lá na parte da manha e o incendio foi na parte da tarde onde apanhamos imenso fumo e cinzas. Esta Rota tem de ser feita com mais dias, Rota que começa onde o rio Zêzere Nasce em Covão d Metade na serra da Estrela e vai até Constância onde se encontra com o rio Tejo. Esta Rota tem paisagens lindas mas com extrema dificuldade.... O Grupo foi 5 estrela, apesar dos contratempos e das dificuldades tivemos sempre todos unidos e nem uma discussão, foi um grupo 5 Estrelas (Deni Vargues, Hélio Neto; Manuel Duarte; Isa Patrício e Ângelo Marques). Muito Obrigado por mais uma loucura realizada em grande ambiente de camaradagem, e quanto as dificuldades, só mesmo os elementos que passaram por este sacrifício eheheheh OBRIGADOOO