Visitantes:

AmazingCounters.com

Trecking em Autonomia Total Gerês (Gr 50; Gr 34 e Gr1)

 Esta foi uma das Aventuras mais solitárias, e puxadas quer fisicamente, quer psicologicamente, onde o mau tempo (Chuva, Nevoeiro marcou forte presença)...um piso com muitas pedras, muita agua, frio, e gds inclinações, com sentimento de Solidão a mistura.......por x questionava-me o ke estou aki a fazer sozinho no meio deste nevoeiro e mau tempo, no fim do mundo, mas o pior de tudo foi não encontrar nada para comprar comida, pois as aldeias estao desertas e sem comércio, sentimento de tristeza a mistura, no entanto era compensado com magnificas paisagens naturais, em estado virgem, sem sinais do homem...




Ao longo do trilho podemos contemplar algum do património característico desta montanha, como as Silhas, os Fojos do Lobo, as Casarotas e os múltiplos currais, passamos pelas aldeias da Ermida, Germil, Cutelo, a barragem de Vilarinho das Furnas e subimos ao topo da Serra Amarela na Louriça. As paisagens que desfrutamos ao longo de toda a caminhada são sublimes, a barragem de Vilarinho das Furnas e os diferentes picos das Serras do Gerês, da Peneda e do Soajo vão desfilando à nossa volta à medida que caminhamos.

Este é um trilho de imensa beleza paisagística, acentuada nesta altura do ano pelo facto da montanha estar toda ela pintada de amarelo e roxo, com as cores da carqueja e da urze. O percurso está globalmente bem marcado e apesar de algo exigente em termos físicos, se realizado em dois dias apenas, faz-se muito bem e tem todas as condições para se afirmar como um dos melhores trilhos de montanha de Portugal.


1 Dia Travessia Solitária Gerês

Apanhei comboio para o Porto, depois apanhei para Braga, pernoitei em Braga num Hostel de Artistas, e no dia seguinte apanhei autocarro ao meio dia para Montalegre, viagem com mts curvas, durante tres horas uns 100 kms, e nao cobraram nada,,,,


2 Dia Travessia Solitária Gerês:

 HOJE TIVE DORMIR A BEIRA DA ESTRADA.....ta difícil chegar ao ponto de inicio da Travessia, Tourem aldeia com 150 habitantes, não ha transportes públicos p.la.chegar, localizada a 25 kms.depois de Montalegre, junto a fronteira c Espanha, sinto por vezes que este será o destino do interior do Algarve, população envelhecida nas aldeias, daqui uns 10 anos estarão aldeias fantasmas, desertas :—( :—(...quem faz a via Algarviana fica também com.essa sensação... .....Hj só consegui apanhar autocarro para Montalegre as 13...cheguei a Montalegre as 15, no autocarro fizemos 98 kms em duas horas e ninguém paga, nao sei porquê....?????? e como não ha transportes públicos para Tourem, caminhei  28 kms (incluindo passeio ke dei em Tourem),cheguei aos 1300 metros de altitude c frio de rachar e pernoitei ao lado da estrada um pouco antes de Tourem, para atacar a parte parte espanhola bem cedo.....o meu idolo Carlos Sá disse me ke por x a policia está lá e não deixa ninguém passar...aki  não se vê ninguém, é o fim do mundo mAs vacas ha imensas..........tempo aqui é bastante diferente do nosso algarve rssssss, frio...max16 min 4 graus......Namastê..:—)...


3 Dia Travessia Solitária Gerês....

..ACORDARAM ME  a meia noite e meia na tenda junto Barragem Paradela junto ao.antigo posto de informacao, pedi desculpa por estar la acampar e a.senhora.disse me, nao ker vir beber um.cha ??? La fui eu beber o chá c ela e o o marido, apaixonados também por caminhadas ..adorei conhece los :—) passei Fronteira e andei uns kms por espanha e voltei, sempre seguindo a travessia do Gerês, único sinal de fronteira São marcos de pedra a separar..depois caminhei mais um pouco cheguei a Pitões de Junias onde aproveitei para ir ao, cafe e restaurante falar com alguém, para não me sentir tão isolado....depois fui as cascatas de pitoes, Outeiro, e pernoitei ao lado da barragem de Paradela......tenho encontrado sitios mágicos, virgens, por x faço a minha meditação....total 38 kms.......Namastê....


4 Dia Travessia Solitária Gerês..

 Até ARREPIEI!!!!!! depois de uma.grande subida, Cheguei a uma fonte e a senhora perguntou me: es o rapaz ke esta a fazer a travessia do Geres?......nem quis acreditar......ela disse: posso caminhar um pouco consigo? respondi....claro ke simmmmm.......caminhamos toda tarde, obrigado Justina Mariaaaaa, também é tão bom.caminhar acompanhado, partilhar............ comecei caminhar na Barragem, dps Sirvozelo, onde perdi me por x, caminho confuso, mal.sinalizado..segui para Cabril, onde era p.acampar mas acabei por fazer mais um etapa até Fafiao, acampei.ao lado da cachoeira......obrigado Justina Maria por aquele.Spot onde pernoitei junto a cachoeira de Fafiao ...este foi o ultimo dia no distrito de Montalegre, agora irei para distrito de Braga... fiz 32 kms.c mais de 1000acum.'....hj nao.me.senti tao só :—).........obrigado Maria Justina...


5 Dia da Travessia Solitária Gerês...

ACORDEI AO LADO DA CACHOEIRA  de Fafiao, estava nevoeiro e chuvisco, fiquei lg encharcado até Germil, 8 kms c 700 Acum.uiuiui..pensava que ia ser doloroso mas não, dei comigo a pensar que estava num.filme c imensos carvalhos, nevoeiro, Garranos e cabras montanhesas....uma.energia tao boa.....parecia ke estava noutro mundo...adorei estas sensações magicas...fiz 22 kms.e pernoitei no parque campismo do Videiro na vila de Gerês...um parque lindoooooo, hoje andei sempre sozinho.........Namastê...


6 Dia da Travessia Solitária Gerês...

...SINTO QUE UMA.MÃO ME ACOMPANHA& DORMI EM ADRO DA IGREJAda nossa Senhora de Mó :—)....caminhadas solitárias são muito intensas, estamos com.todos sentidos em alerta.....vivemos intensamente todos pormenores, reparamos em tudo o ke nos rodeia, sentimos tudo tão profundo....e tenho sentido algo ke nao sentia....algo que me transmite segurança....algo ke tenho dificuldade em perceber......sinto que uma.mão amiga me acompanha,e que posso estar mais tranquilo, ela esta lá, sinto que esta comigo mas não consigo ver, somente sentir, e transmite uma sensação de conforto e segurança...enfim pequeno desabafo......desmontei atenda c chuva,parti da Vila de Gerês, sempre a subir  com nevoeiro e chuva serra acima até campo do Gerês,onde queria acampar, mas a sr disse ke só aceitavam para 4 dias por causa do covid rssssssss, maldito covid....depois caminhei mais duas horas a chuva e......acampei junto a igreja da nossa senhora de Mó,  mas a tenda estava toda encharcada, tive dormir no adro da igreja dentro do saco cama,como um verdadeiro peregrinooo..........fiz 21 kms, sob chuva e nevoeiro......e sp c cuidado redobrado, pois vou sozinho, p n cair ou torcer pé...


7 Dia Travessia Solitária Gerês.

..ACORDEI NO ADRO DA IGREJA, c meu saco de cama, fiz pequeno almoço, arrumei mochila e fui direcao  Germil e depois Ermida, sempre debaixo de chuva e nevoeiro....dificuldade em encontrar a sinalização....mas lá vou devagarinho.....tenho  secar roupa, tenda e abastecer, já utilizei os mantimentos ke tinha de reserva......, agora vou fazer uma pausa de um dia p secar material, ta td encharcado, ate telefone......fui raptado por um amigo de infância do meu tio Horácio, ofereceu me estadia para organizar a minha logística... muito obrigado Francisco Lopes e também a sua família, eternamente grato pela forma como receberam :-). obrigado......hj fiz  17 KMS no alto da serra c chuva e nevoeiro........parti de Cavalheiros, Germil  e terminei na Ermida........ Namastê.....


8 Dia da Travessia Solitária Gerês..

....Dia de descanso de caminhadas....fiquei a saber ke foram resgatados nestes dias pessoal da mina do carris e no geres, devido ao intenso nevoeiro, e frio......preparei a logística,  Segunda parte da travessia, lavar e secar roupa, comprei mantimentos, secar tenda..ETCC....e  durante a manhã vestimos os fatos e botas e  fomos atacar  Canyoning, descer 5 kms no rio saltando cascatas, rappel...foi a mh segunda x e adorei mais do que a primeira vez ke fiz nos Açores, muito obrigado Francisco Lopes....prometo regressar.........amanhã vou retomar minha travessia solitária...já tou preparado p isolamento..aproxima se mais dias c chuviscos, tou farto acordar e colocar as botas e meias encharcadas e passar todo dia c pés molhados rsssss, desgaste psicológico rssss.....um dia de cada x.... Namastê..


9 Dia Travessia Solitária Gerês..um dia tão só...

...... foi um dia muito solitário, não vi quase ninguém, dia esquisito, enfim....parti as 6 da manhã da Ermida, passei por Lindoso, Lindo o castelo, depois Mais 18 kms até Vila do Soajo, onde estão os espigueiros s lajes de granito, segui direção e porta de Mezio, onde perguntei pelo pq campismo da Travanca, sr telefonou p lá e nada, tive fazer mais 3 kms SP a subir c nevoeiro qdo cheguei lá, estava fechado e a chuviscar, com 42 Kms nas pernas, o que fazer? Acampei mm ao lado.......dps fui ver as cascatas e lagoas de Travanca .....mas não vi ninguém....hj foi um dia solitário, silêncio, eu e a natureza, mm ao fim do dia, foi só eu e os meus passos...nesta noite pelas três da manhã acordei c vários cães ou lobos a uivar.....sinceramente não sei....ldepiis de manhã acordei c uma invasão de vacas ...Dia solitário este............. Namastê



10 Dia Travessia Solitária pelo Gerês

..Acordei c invasão de vacas no acampamento, chuva e nevoeiro, como meu amigo diz isto parece a terra dos dragões....iollll parti de Mezio direção ao Tibete Português pela Gr 1, mt mal sinalizada e nas partes mais altas não está sinalizada, perdi e várias x mas numa delas tive de parar, esconder me debaixo de um penedo p comer e estudar o trilho, pois a chuva e o nevoeiro eram intensos....no final lá consegui acertar c trilho, devo ter estado quase uma hora perdido mas depois lá fui p meu destino Sistelo, trilhos c muito musgo, escorregadio, apesar dos cuidados só fui uma x ao chão....em sistelo, aldeia c 200 habitantes, um café, um restaurante...aproveitei p almoçar lá e carregar baterias...estas zonas tem poucos habitantes, maior parte das aldeias n tem mercearias e nem café, e qdo apanho alguma aproveito logo p fazer compras e colocar conversa em dia ......trilhos são MT puxados, subidas íngremes e descidas a pique e perigosas mas as paisagens compensam tudo isto... hoje fiz ,28 kms..passei pelo Sistelo, caminhei mais uns 5 kms e quando encontrei um sítio mágico, acampei :-).:-)..amanhã vou fazer a peregrinação até Peneda ( Antiga tradição do Minho)......outro dia muito solitário, só vejo água por todo lado, muitas vacas, todo muito verde, passo nas pequenas aldeias parecem aldeias fantasmas.......problema generalizado do interior :-( estava longe de pensar que durante todo dia só iria ver uma, duas pessoas...isto é mm uma travessia solitária .... Namastê..


11 Dia Travessia Solitária pelo Gerês.

SOLIDAO é a minha companhias..... mais um dia só sem ver ninguém, mas ao final do dia tive a visita do meu ídolo, Carlos Sá :-) yeahhhhh....hj comecei a caminhar pouko depois de Sistelo até a Peneda, foi a minha peregrinação a Peneda, cheguei quase aos ,1300 metros, frio de rachar despiu caminhei mais umas horitas onde acampei junto ao santuário da Peneda e do outro lado cemitério upppssss.....trilho da Peneda é Lindo, belas paisagens, perdi me antes da subida, mas depois lá encontrei o trilho c boa energia, está Gr ,1 Peneda soajo, já n tem marcações...c o tempo foram desaparecendo mas a gr 50 tá impecável.....o ke mais me custa é passar o dia a falar sozinho, sem ver ninguém, mas ao final do dia fiquei de coração cheio com a visita do Carlos Sá..a minha peregrinação até nossa sr dá Peneda foram 25 kms.. Muito obrigado....


12  Dia Travessia Solitária Gerês CONSEGUI YEAHH  


Acampei junto ao cemitério e o Santuário da nossa senhora da Peneda, depois de pedir ao Sr do café.....caminhei direção Lamas de Mouro mas antes de lá chegar vi um veado no rio a beber água  depois segui p Castro Laboreiro, fiquei deslumbrado com os diferentes formatos da montanha... almocei e segui p ameijoeira, última localidade da travessia sem café, sem nada rssssss.......total 32 kms..


13 Dia Travessia Solitária Gerês.

....Dia de relax, fiz uma pequena rota de 24 kms c 1000 acum com pouco peso na mochila, parti de Lourido, desci o rio, caminhei ao lago do rio até Froufe, segui p ambos rios, voltei para São Miguel, Froufe, subi a Ermida, desci para Lourido com uns banhos a mistura......toca recuperar peso perdidoooo...... Namastê........


14 Dia Travessia Solitária Gerês

...mais um dia a carregar baterias, ganhar peso, foi grande desgaste devido ao peso da mochila e as subidas e descidas acentuados, aqui não há terreno plano, quanto ao piso muitas pedras, água e muitas silvas rssss....fui tomar banho no pego, quando dei por mim, tenha várias pequenas sismas encravadas na pele (ke susto), peguei no canivete e comecei a retirar....já tive uma vez a febre da carraça e foi doloroso....adoro o gerês, antes de ir para baixo vou fazer a Gr 34, pequena rota circular de 40 kms na serra Amarela, vou tentar fazer em dois ou três dias também em autonomia,  descansar mais um dia e vou p baixo....nestes dias de descanso dou pequenas caminhadas e GDS banhos no rio....hj ataquei as lagoas do além perto de Froufe..... Namastê .....


15 Dia Travessia Solitária Gerês.

...iniciei ao meio dia a grande rota 34, na serra do gerês, na serra amarela, parti de Lourido, Germil e subi até aos 1300 metros, louriça serra Amarela , belas paisagens, antigas cabanas de pastores, brandas de bilhares, onde guardam o gado, silhas dos ursos , onde protegiam as colmeias dos ursos, fojo do lobo, locais onde cercavam e matavam os lobos p não atacarem o gado ....lindoooo foram 6 horas sempre a subir..... algum nevoeiro, depois acampei, fiz 18 kms....são os últimos dias no gerês... Namastê......


16 Dia Travessia Solitária Gerês.

..acordei a uma da manhã, o vento quase levava a tenda, ainda pensei em sair da tenda e colocar num saco e descer um pouko a serra pois estava nos 1000 metros de altitude...mas felizmente aguentou.....pelas três da manhã  desapareceu....as 5 comecei caminhar para fazer o resto da Gr 34, cuja sinalização é fraca no alto da serra, segui direção, vilarinho das Furnas, Cutelo, Germil, Ermida e Lourido, fiz 25 kms......este foi meu último dia de caminhada no gerês, a última parte da caminhada é semelhante a gr 50.....Gr 34 é um trilho de imensa beleza paisagística, acentuada nesta altura do ano pelo facto da montanha estar toda ela pintada de amarelo e roxo, com as cores da carqueja e da urze. O percurso está um pouco mal marcado,pois não têm havido manutenção, e as marcas facilmente ficam escondidas pela vegetação,  exigente em termos físicos, mas é possível  realizaar em dois dias c total de 40 kms...e 2300 acumulado positivo..... Namastê


17 Dia Travessia Solitária Gerês..

..Dia de regresso ao Algarveeeee, ADAPTAR as pessoas....ao mundo.....passar o dia a viajar com máscara......regresso a vida.....faz confusão ver tantas pessoas juntas......mas aos poucos vai :-)...fiz Gr1 grande rota da Peneda Soajo .....Gr 34 Grande rota, travessia serra Amarela e Gr 50 Travessia di Gerês ( Serra do Soajo, Peneda e Amarela) ..........Agora recuperar peso perdido...... Namastê......






Rescaldoo Dia Travessia solitária Gerês....   realizar a Travessia da serra do gerês, constituída por três serras, Serra do Soajo, Serra da peneda e Serra Amarela, percurso com grandes paisagens, tudo muito verde e cheio de musgo, muita água, caminhos que parecem autênticas ribeiras, muito escorregadio, e ainda por cima tive companhia do mau tempo excepto neste último dia......Qt a dificuldades foram muitas: andei SP com pés encharcados devido mau tempo;  dificuldade em comprar comida pois as aldeias não tinham nada, somente as maiores por isso tive levar MT comida na mochila; piso escorregadio com subidas e descidas íngremes; SOLIDÃO, não encontrar ninguém para falar; dias sem ver ninguém.... dificuldade em chegar ao ponto de início da travessia e também qdo acabei não há transportes públicos, somente de táxi; quanto ao trilho supreendeu me pelas paisagens, pela magia da natureza, mm vestígios do homem mostra tradição de velhos lugares e costumes, casas de pedra, fojos do lobo, onde matavam os lobos, silhas dos ursos onde o homem protegia o mel dos ursos, lindas lagoas, lindos pegos, rios, vales glaciares, diferentes formatos de montanha....  .. foi solitária está travessia estava longe de pensar ke seria assim tão só, sem estar com ninguém, está foi a minha maior dificuldade, mas supreendentemente adaptei me...Total dos kms que fiz 286 kms ...










































































Sem comentários:

Enviar um comentário