Visitantes:

AmazingCounters.com

Caminho Santiago Nascente (Vila Real Santo Antonio- Evora) Janeiro 2021 Covid

Rescaldo Caminho Santiago Nascente....de Vila Real Santo Antonio até Évora, em Autonomia Total:

Resumo do 1 e 2 Dia:
1&2 Dia: Pernoitar em local magico, taooooo bommmm, ontem fizemos 27 kms, hoje 21 kms..frio de rachar, noites c menos 4 graus rssssssss...Caminho santiago Nascente....ca vai o resumo: 1 Dia: Caminho Nascente Santiago.Vila Real ate Odeleite 27 kms... pernoitamos casa abandonada 3 kms depois de Odeleite ...esta manha fui apanhar comboio em Tunes, troquei em Faro e seguimos p Vila Real...partimos as 10:30 de Vila Real e chegamos Odeleite as 17 horas.........2 Dia partimos da casa abandonada, dps de Odeleite, Guerreiros do Rio, Laranjeiras e fomos almoçar em Alcoutim, depois entramos num.trilho espetacular junto ao Guadiana durante 10 kms onde encontrarmos local magico para pernoitar, meu colega c tenda e eu ao relento ahaaha, mas bem equipado, ver se equipamento resiste ao menos 4 Graus.......
3 Dia:
3 Dia: Hoje pernoitamos na foz do Vascao, onde ribeira Vascao encontra o Guadiana, e digo uma coisa..os 15 kms entre Alcoutim e Mesquita são de caminhar e chorar por mais...belos trilhos sempre junto ao Rio Guadinha, e depois trilhos junto ribeira do Vascao....fizemos 40 kms, partimos num ambiente completamente gelado, tudo branco, gelo por todo lado e antes de chegar a Mértola, pelas 18 ainda encontramos poças de agua em gelo rsssss, tiveram enos 5 graus em Mertola....depois de pernoitar ao relento, olhando p estrelas e c nariz gelado durante toda a noite, acordamos e fomos passar a ribeira do Vascao, c agua gelada por cima dos joelhos, sinceramente não sei como fazem se levar mais corrente, como será? Depois de tirarmos roupa p passar ribeira, fomos direccao aldeia da Mesquita, depois Roncao de cima, depois Lombarda, unico cafe aberto durante todo dia....e ao final do dia entramos em Mértola, caminhando 4 kms junto ao rio Guadiana...tão bom.........abastecemos mochilas p autonomia mais 3 dias e fizemos mais dois kms em direccao Amendoeira da Serra....mochilas vao c mais de 20 kilos......mas vamos sempre no relax....pior mesmo é o frio......finalmente ao terceiro dia vou experimentar dormir na tenda...
4 Dia
4 Dia: Vamos pernoitar junto a ribeira hmmmm....tao bommmmm....e com uma fogueira.......4 Dia Caminho Nascente Santiago...35 kms...hoje acordamos num.barranco depois de Mértola, no meio de nevoeiro (pior local ke dormimos até agora)...passamos por corte de Gafa de Cima, depois Mosteiro, Amendoeira da Serra, e pernoitamos 6 kms depois junto a ribeira com som.da água durante toda noite e uma nela fogueira c chouriça assada, taoooo bommmmmm...amanhã quando acordar mos, devemos ter bela subida para fazer aquecimento.....hj tivemos nevoeiro intenso até uma da tarde, depois sol mas um vento gelado rssssssss....
5 Dia
5 Dia: 5 Dia Caminho Nascente Santiago: Hoje as primeiras pessoas que encontramos foi carro da gnr, que desejou bom caminho.......fizemos 35 kms....mais um.dia com muito frio, e nevoeiro até a uma da tarde ....aiiii......partimos bem cedo da ribeira mágica, onde pernoitamos, e 19 kms depois chegamos a Cabeça Gorda, depois fizemos mais 15 kms até Beja, estava tudo deserto por causa do confinamento........pernoitamos dois dias depois...
6 Dia
6 Dia: 6 Dia Caminho Nascente Santiago entre Vila Real de Santo António e Évora: 34,5 kms...partimos depois de Beja depois de desmontar tendas no eio de um olival, debaixo de uma Azinnheira estava tudo branco, tendas c camada de gelo rsssss, durante a manha apanhamos muito nevoeiro, microclima devido a Barragem do Alqueiva....estamos estupefatos com a distancia entre oliveiras na cultura intensiva e ainda mais com olival em cultura superintensiva, senhor do café depois explicou ao pormenor.....depois de andar uns kilometros bons paramos em São Matias para reabastecer, e mais tarde também em Cuba e ficamos a pernoitar um pouco antes de Alvito perto de uma ribeira c som da passarada e da Agua a correr.....hoje foi a tarde  mais quente que apanhamos, mas durante a manha, um frio de rachar rssssss....
7 Dia
7 Dia:TAO BOM CAMINHAR PELO INTERIOR DE PORTUGAL...... Dia de Vila Real a Evora, pelos caminhos Santiago.... 36,5kms......tão bom viajar pelo interior........... partimos de Alvito com frio de rachar, direção Viana do Alentejo onde estivemos ouvir estorias de Viana e da igreja Santa de Aires, tao bom ouvir estas histórias dos velhotes sobre costumes e historias, lendas dos sítios, isso acontece muito no interior, mas na costa vicentina :—('''espirito é outro, perdeu se :—(, por isso prefiro andar no interior, qq café, as pessoas contam histórias, no litoral :—(......apesar nesta fase estar td fechado, as pessoas da rua falam a distancia, fazem perguntas e contam historias, a distância e c máscara.....dps de Viana do Alentejo Aguiar e acampamos a uns 24 de Évora, onde pensamos terminar nossa peregrinação e retomar mais tarde de Évora em diante....
8Dia:
8 Dia:Conseguimos!!!! Finalmente Évora.........8 dias depois de iniciar caminhada em Vila Real com a casa as Costas, enfrentando temperaturas negativas durante a noite........Último dia, 8 dia de Caminhada, acordamos bem cedo, desmontamos acampamento e seguimos para Évora, fizemos 27 kms, maior parte em Alcatrão e finalmente chegamos a linda cidade de Évora, 300 kms depois de partir de Évora, e a sensação foi parecida a Santiago Compostela, monumentos, igreja...tão lindooooo.......antes de Junho, queremos retomar caminho Nascente de Santiago a partir de Évora e fazer outros 300 kms com a casa as costas........Namastê....