Visitantes:

AmazingCounters.com

Recaldo Caminho Frances Santiago (Lourdes até Santiago/ 30 Dias/ 1100 Kms)

 Rescaldo Kaminhada Solitária Lourdes/ Santiago / 30 Dias/ 1100 Kms

1 Dia Viagem para Lourdes, polícia aqui fiscaliza Kem anda na rua sem máscara, e multa rss..parti de Albufeira, para Lisboa, depois para Tarbes e....Lourdes....

2 Dia ...Primeiros kms do meu sonho...depois de 31 kms lá acampei junto a igreja de Assonn.Tempo Aki nos Pirinéus é muito instável.... de Lourdes a Asson 31 kms..cheguei às 3 AM a estação de Tarpes, depois as 8 apanhei autocarro em Tarpes para Lourdes, fui a missa na gruta de Lourdes mais umas voltas para conhecer, pois foi a minha primeira vez e fui iniciar a minha loucura, era para ficar no monastério de Betharram mas fiz mais uns kms e acampei junto a igreja de Asson....durante o dia nao apanhei chuva mas a noite acampei ao lado de uma igreja, foi ouvir chuva a noite toda....somente encontrei dois peregrinos em sentido contrário...

3 Dia....Asson, Arudy pernoitei na tenda 13 kms antes de Oloron....38 kms..isto é tudo verde, cheio de bosques, musgo, Outono marca presença com folhas no chão, tenho comido imensos figos, castanhas, avelas e até Nozes... trilhos lindos......nesta parte dos Pirineus, há poucos peregrinos, os padres das aldeias têm papel muito de importante, dão imenso apoio aos peregrinos de coração aberto, numa altura complicada onde MTS albergues estão fechados....aqui tempo tá sempre nublado ou de chuva....

4 Dia parti do meu acampamento sob chuva, desmontei tudo, comecei a caminhar até Oloron, depois Aren e finalmente Hospital Saint Blaise     38 kms  choveu toda a noite e dia, vi somente um peregrino em sentido contrario .....aqui há água por todo lado, muito pasto, muitas vacas......ao final do dia ia montar a tenda ao lado da igreja sob intensa chuva  apareceu padre e arranjou um estábulo para pernoitar.......Buen Camino :-)...

Já lá vão 5 dias do meu sonho, parece que foi há um mês.....minha salvação tem sido os padres, que arranjam solução para os albergues nos Pirinéus  estão todos fechados.....tenho pernoitado na tenda em sítios completamente diferentes.... não se vê ninguém, tempo sempre de chuva, mm as aldeias parecem vazias....esta a ser uma travessia solitária....vivendo somente com essencial, mas mm assim acho MT, minha mochila está MT pesada e quando chega às subidas ui ui ui......ver se consigo realizar este sonho, por vezes parece me que vai ser difícil, mas tento pensar num dia de cada vez, etapa por etapa ......

6  & 7 Dia Lourdes Santiago: Finalmente entrei em Espanha, depois de 7 dias nos Pirinéus Franceses.......avisaram me que aqui em Espanha tenho que caminhar sempre com máscara, tou tramadooooo, em França é como em Portugal, só nos recintos fechados.....Na manhã do 6 dia tive companhia do Filipe Ventura da Run Eco Team, viagem de carro de três horas p vir ter comigo caminhar durante 5 horas e trouxe me carregamento de comida, queijos e chouriças....obrigadoooo amigooo...tenho pernoitado nos bosques dos Pirineus mas hoje já apanhei albergue aberto em Rocesvalles.,.....cá vai rescaldos destes dois dias....estes primeiros 7 dias foram puxados psicologicamente pois tive quase sempre sozinho e c MT chuva, espero que agora :-)..

6 Dia Maulen até antes de Sean Jean Pierre do port onde acampei algures num bosque mágico...37 kms tentei ficar no Albergue em Saint Just Ibarre mas não consegui, tentei falar com padre também não....então voltei a caminhar até encontrar mais um sítio mágico algures num bosque.Hoje  comecei o dia com meu amigo Filipe Ventura do Run Eco team, andou 3 horas de carro, mais três de regresso para vir andar cinco horas comigo, adorei a companhia, depois quando partiu invadido me um sentinento de solidão rssssss.....o Filipe carregou me com mais um kg de comida, ofereceu me várias chouriças, queijos, e dois croissont de chocolate......aiiiii amigo soube tão bem voltar a andar a caminhar acompanhado.....Amanhã será meu último dia de caminhada em França, passarei a fronteira para Espanha....

7 Dia Algures num bosque mágico 13 kms antes de S.  Jean Pierre du Port até .. Rocesvalles 38 kms c 2000 acum.... não estava pensar vir até aqui, mas albergue meio estava fechado, e dps subi aos 1300 metros, muito frio e nevoeiro, não quis acampar lá e fiz mais 20 kms para chegar aqui, percurso muito puxado e lindo, felizmente deixaram me passar para fazer esta parte mais alta, pois quando tempo não permite, eles cortam acesso e desviam os peregrinos para outro caminho a baixa altitude, antes de Roncesvalles uma descida a pique uii.hoje ao final do dia já encontrei uns 10 peregrinos, e quando apanhava os, eu não me falava ahahaha, tal era a necessidade de falar.....

8 & 9 Dia Lourdes/Santiago: Tudo tão estranho...Caminho Francês sem peregrinos, esplanadas que estavam cheias de peregrinos, tudo cerrado, este é o caminho de Santiago mais percorrido e no entanto não se vê quase ninguém, hoje somente vi 4 peregrinos.......estes dois dias também caminhei sozinho......se é assim  que o destino quer, assim será....nestes dois dias tempo esteve bom.....fiquei uma noite em Pamplona e outra em Puente de La Reina...Cá vai resumo dos dois dias da minha caminhada solitária..

8 Dia Lourdes até Santiago...isto nem parece o caminho de Santiago, não se vê quase ninguém, pequeno comercio em volta dos caminhos Santiago, tudo fechado....Hoje parti de Roncesvalles, na hora de almoço estava em Zubiri, almocei e depois arrisquei mais 23 kms até Pamplona, se não conseguisse acampava algures, mas felizmente cheguei bem cansado, SP em ritmo lento, fiz 44 kms....

9 Dia Lourdes até Santiago, Pamplona até Puente de La Reina: Total 25 kms..... parti cedo de Pamplona, com MT gente na rua a caminhar e andar de bike, tudo com máscaras, uma hora depois tirei a mascara e caminhei a vontade até Alto del perdon, SP a subir........depois descer até Puente de Lá Reina, fiquei num albergue.... só vi 4 peregrinos.....caminhei só sozinho, acho que vão ser uma caminhada solitária :-(....

Não Acredito!!!!!! Já lá vão 13 Dias de Caminhada Solitária  de Lourdes até Santiago, hoje passei a barreira dos 400 kms, caminhando sempre sozinho, encontrando poucos peregrinos.....o tempo sempre nublado, chuva e por vezes vento forte e gelado.....Dou comigo a falar sozinho, e por vezes minha harmónica faz me companhia...um dia de cada vez.......

10 Dia Lourdes/ Santiago....MALDITA MÁSCARA.....ta dificil caminhar com Mascarilha......Puente de La Reina até Los Arcos...Acordei cedo para aproveitar bom tempo, pois no resto da semana vai chover, por isso, comecei caminhar as 6 da manhã, ao meio dia passei por Estella e depois fui atacar fonte de vinho em Irache, uma fonte com vinho tinto , apanhei lá dois casais de idade de espanhóis que ofereceram cerveja e comida :-), depois lá segui meio torto para Los Arcos onde cheguei pelas 17 e fui procura de sítio para pernoitar....total 44 kms......

11 Dia Caminhada Solitária Lourdes até Santiago...29 kms parti de manhã com chuva de Los Arcos, depois Viena e finalmente Logronho sob chuva miudinha, caminhei somente acompanhado os primeiros três kms com uma peregrina que estava com um cão, depois te e de voltar para trás, esqueceu carteira no albergue, e eu continuei SP sozinho, encontrei somente três peregrinos numa pequena localidade de Viena...

12 Dia caminhada solitária de Lourdes até Santiago: Mais um dia a caminhar sozinho, encontrei somente 5 peregrinos..... comecei em Logronho, passei por Navarrete, subindo até Ventosa, depois  até Najera...mais um dia com muita chuva e ventoo...hoje fiz mais 30 kms...

13 Dia Lourdes até Santiago...comecei bem cedo em Najera, SP subindo até Azofra, depois subir até Ciruena e desci até St Domingos de la calzada, Granon e pernoitei em Belorado...total 44 kms....

Hoje passei mal... Maldita máscara!!!!Dia 14 & 15 Caminhada Solitária Lourdes/ Santiago: Hoje PASSEI  MAL, por causa da máscara, andei 4 horas em Burgos sempre com a máscara, fiquei com terrível dor de cabeça, tirei um bocado a mascara, mas fui logo avisado na rua para colocar novamente a Mascarilha :-(...isto caminhar  com máscara é terrível, pessoa ker respirar e não não, consegue :-(..... A coisa em Espanha está a complicar se, em Leon estão em confinamento, deixa lá ver se me deixam passar ( em princípio só daqui uma semana lá chegarei).....quanto a minha peregrinação, tenho caminhado sempre sozinho, vejo poukos peregrinos, é uma caminhada demasiado solitária.... cá vai o resumo dos dois dias:

14 Dia Kaminhada Solitária Lourdes Santiago, comecei em Belorado, passei por vários pequenos povoados, sem ver ninguém, passaram três peregrinos por mim, pedi p tirar me uma foto......caminhei 36 kms até cidenuela de rio pico a 14 kms de burgos, está tudo fechado, telefonei p albergue, sr Carlos veio abrir albergue somente p mim, e pedi lhe se arranjava maçãs e pão, lá foi buscar p desenrascar....:-) :-)....

15 Dia Kaminhada Solitária Lourdes Santiago, parti 15 kms antes de burgos, e em burgos fui carregar mochila de mantimentos, já estava quase sem nada, fui dar volta a burgos e depois continuei a minha caminhada solitária até Rabe de lãs Calçadas, num total de 29 kms, vi somente um peregrino, tempo sem chuva mas sempre muito nublado....hoje em Burgos passei mau bocado por causa da máscara, dificuldades em respirar, e quando tirei fui logo avisado por populares para colocar Mascarilha.

16 & 17 Dia Lourdes/ Santiago- ALBERGUES fechados, ACAMPEI junto ao cemitério c dois, três graus, e ainda por cima as três da manhã acordei c som de metralhadora, saí da tenda e apanhei banho dos aspersores,durante 10 min não pararam, fiquei, encharcado, hj durante o dia mochila parecia grande estendal.,.. rssss no 16 Dia, fiz 40 kms, e no dia seguinte acordei bem cedo, desmontei a tenda, e caminhei mais 34 kms, até Carrion del Conde....ontem dois cicloperegrinos, viram me tocar harmonica, pararam, sacaram ukelele e tocamos, boa energia.......vamos ver como isto corre, um dia de cada vez, cá vai o resumo dos dois dias, sempre caminhando sozinho, vi alguns peregrinos...

16 Dia de Caminhada Solitária de Lourdes até Santiagoooo, parti de Rabé de Las Calzadas, passei por Hontanas, Castrojeriz e acabei em Otero de lá Vega onde há três Albergues, tudo fechado, tive de ir acampar num jardim ao lado do cemitério,  wild spirit, no total fiz 40 kms, o próximo albergue ficava a mais oito kms e por isso fiquei acampado junto ao cemitério..hoje apanhei um dia algarvio, calor e muito solll

17 Dia caminhada solitária de Lourdes até Santiago, acordei na tenda junto ao cemitério, arrumei tudo e parti  tempo com muito nevoeiro, caminhei ao longo do canal de Castilha, lindoooo.... depois ao final do dia cheguei a Carrion Del Conde...total de 34 kms.,.

Hoje foi um dia complicado, tentei passar uma cidade fantasma, Leon, que está em confinamento, ninguém entra nem sai.....os poucos peregrinos saltam esta etapa de autocarro....consegui passar, mas é estranho ver uma cidade desta dimensão sem ninguém, com os negócios tudo fechadooooo....depois de passar está cidade só encontrei albergue aberto quando tinha percorrido 50 kms......resumo das etapas:

18 Dia caminhada de Lourdes até Santiago... Parti de Carrion de Los Condes bem cedo e aí final do dia tentei arranjar albergue em San Nicolas mas estava fechado, fiz mais uns 7 kms e fiquei num mosteiro de Sahagun, total 40 kms....caminhei sempre sozinho.....

Dia 19 Caminhada de Lourdes até Santiago...comecei no mosteiro de Sahagun, e queria ficar em Mansilla mas não consegui albergue, tive fazer mais 6 kms até Puente Villarente....total 44 kms.

Dia 20 Caminhada Solitária Lurdes até Santiago..parti de Puente de Villarente com 3 graus, caminhei durante uma hora de noite, depois vi nascer do sol,  direção cidade confinada de Leon, maior parte dos peregrinos saltaram esta etapa, fizeram de autocarro, no entanto decidi arriscar entrar em Leon, uma cidade fantasma, ninguém nas ruas, negócios todos fechados, depois de passar Leon tinha duas alternativas, fazer caminho Francês junto a estrada, ou fazer a alternativa em campo, infelizmente escolhi alternativa em campo, apanhei todos albergues fechados só consegui apanhar um albergue quando fiz 50 kms, em  Hospital de Orbigo.....

21 Dia Caminhada Solitária Lourdes até Santiago... comecei caminhar as 7 da manhã, ainda de noite com três graus, frio de rachar, passei por Astorga na hora de almoço, almocei frente ao famoso palácio de Gaudí. Quando cheguei a Astorga, fui a um supermercado, não deixaram uma velhota entrar, porque não tinha máscara, ofereci uma a senhora, queria pagar me e não aceitei, depois quis que fosse almoçar com ela mas tb não aceitei pois tinha que visitar a cidade e caminhar novamente....  retomei caminhada, mais uns 10 kms até santa Catalina de Somoza, dia solarengo...no total fiz 28 kms, vi somente 3 peregrinos :-(.....estou aproximadamente a uns 300 kms de Santiago, com esta contagem decrescente, sinto me mais motivado :-)... Namastê....

22 Dia Caminhada Solitária Lourdes/Santiago..hoje parti as seis da manha, de St Catalina de Somoza, passei, El Ganso,   Rabanal del Camino, onde vi nascer do sol, passei pela mítica cruz de Ferro, c imenso frio e nevoeiro, hoje foi dia de caminhar em alta montanha a 1500 metros, acabei dia em Ponderada, com 44 kms....mais uma vez vi poukos peregrinos e caminhei sempre sozinho..tá quaseeee...

Sinto que está quaseee!!!!!!! ........vou contando os kms que faltam, caminhando sozinho, e falando com a minha sombra, mas por vezes ela não me acompanha :-(....desejando chegar ao fim, ......Várias cidades de Espanha começaram o confinamento, coisa aqui está preta........hj apanhei MT chuva e nevoeiro, mínima de 1 grau e máximas de 12, frio de rachar...... finalmente cheguei a Galiza :-)......., pequeno resumo do dia 23 e 24.....

23 Dia Caminhada solitária de Lourdes até Santiago....início em Ponderada pelas 6 da manhã, villa França del Bierzo, Pereira e Trabadelo, num total de 35 kms, com tempo nublado e muito vento, sempre sozinho, amanhã vou passar por uma aldeia mágica, o Cebreiro....

24 Dia Lourdes até Santiago: parti de Trabadelo, subi até lugar mágico do Cebreiro, sítio lindooo, boa energia, felizmente sem neve, muito frioooo e nevoeiro, subindo e descendo por bosques, repletos de nevoeiro, e chuva miudinha até Tricastela.......caminhando, e falando sozinho, apanhando e comendo castanhas..... enconttrei um peregrino que não falava, ia c terço na mão, sempre rezando.....hoje fiz 41 kms......

Rescaldo 3
FALTA 1 DIA!!!!!! É amanhã!!!! Chegarei a Santiago :-)..... Custo acreditar, há 27 dias parti de Lourdes com casa às costas, pensando que maior obstáculo seria dificuldades físicas no entanto foi solidão....houve dias que fui abaixo, mas felizmente :-)...Amanhã será grande dia para mim :-).... Namastê......Aqui vai pequeno resumo dos dias dias 25, 26 e 27...

25 Dia Caminhada de Lourdes / Santiago...hoje apanhei um dia gelado de manhã, mas depois da hora de almoço sooooollllll, fez lembrar meu Algarve........ parti de Tricastela e fui obrigado caminhar até Portomarin, albergues fechados, aqui na Galiza, tá quase tudo cerrado também, por causa do covid....... Fiz 44 kms......falta aproximadamente 100 kms para Santiago, yeahhhhh.....

26 Dia Caminhada Solitária Lourdes/ Santiago.. Parti as 6 da manhã, gosto andar de noite, e dps ver nascer do sol, neste caso nasce sempre nas minhas costas, cheiros das plantas são mais intensos, ver a lua, estrelas....tão bom.....parti de PortoMarim, pelos bosques até Melides, total 41 kms, com bom tempo, mas.....vi as previsões depois de amanhã vem uma semana intensa de chuva rsssssss.....

27 Dia Caminhada Solitária Lourdes até Santiago comecei a caminhar de Melides, durante duas horas de noite, com céu estrelado.....dps durante o dia sempre nublado, cheguei até Pedrouza, total 34 kms....amanhã Santiago yeahhhhhhhhhhh

28 Dia Caminhada Solitária Lourdes Santiago Consegui!!!! Consegui!!!!! Custou mas foi :-)  :-)...Obrigado a todos pelo energia transmitida através dos comentários, mensagens e telefonemas ...muito obrigado..... Muito obrigado ao todo poderoso por me dar saúde para realizar estás loucuras......Em Santiago pedi 4  pessoas para tirar foto, e só a quarta pessoa é ke não se importou de tocar no telefone por causa do covid.....Conseguiiiiiiii, consegui ligar dois lugares com uma energia muito especial, Lourdes e Santiago...yeahhhhhh.....hoje até Santiago não apanhei chuva, depois de uma pausa e almoço em Santiago segui para Finisterra, até negreira, mais 23 kms, hoje no total fiz 47,5 kms. Cheguei a a negreira debaixo de intensa chuva com os albergues todos fechados, andei de porta em porta encontrei um casal de peregrinos ke estavam alojados a dois kms, lá fui eu caminhar mais dois kms até Albergue Albergando....

29 Dia Caminhada Lourdes até Santiago...Parti Bem cedo de Negreira direção Oliveroa, com um pouco de chuva num trilho de bosques, sobe e desce,.........total 36 kms...

30 Dia Caminhada Solitária Lourdes até Santiago....parti de Oliveroa  com destino a a  Finisterra no total de 41 kms, com muito nevoeiro e chuva, depois de finisterra regressei de autocarro para Santiago, onde pernoitei num hostel ...amanhã em Santiago vão fechar cafés e restaurantes e proibir ajuntamentos c mais de cinco pessoa, por causa do covid...














Sem comentários:

Enviar um comentário