Visitantes:

AmazingCounters.com

Caminho Santiago Nascente (Evora- Braga-Depois pela Geira Romana até Santiago)

Depois de ter efetuado de Vila Real de Santo Antonio até Evora, fizemos uma pausa forçada por causa do covid mas depois de alguns meses retomamos a nossa caminhada eu e o Manuel Duarte. ele acompanhou-me até Guarda, depois fui sozinho, em Braga apanhei o caminho da Geira Romana até Santiago Compostela em plena Pandemia Covid, caminhando sempre sozinho, sem ver ninguem, mas la fui eu, eu e a minha sombra até Santiago Compostela, algo tao intenso que jamais irei esquecer, sempre que saimos da nossa area de conforto por muito tempo, fica sempre gravado na nossa alma, acampei em todo tipo de sitio....durante estes trinta e tal dias de caminhada só pernoitei umas 4 vezes em casas, o resto, foi sempre em mato, e quase sempre afastado das localidades onde encontrei a paz que necessitava para dormir e carregar baterias em descanso.... Vou fazer aqui um resumo das minhas caminhadas atraves das minhas publicações no FB :-). Namastê :-).
Aqui vai resumo do 1&2 Dia Caminho Nascente Santiago, primeiro dia com muita chuva e  o segundo com muito calor.....1 Dia Caminho Santiago Nascente...35 KMS...partimos de Évora as 11 horas, depois de pequena visita pela cidade, caminhamos até Santa Maria de Machete onde almoçamos e dps  passamos por São Miguel de Machede e pernoitamos uns 15 KMS depois numa antiga escola abandonada......hoje por duas vezes tivemos de saltar por cima de  portões que estavam com cadeados, lamentável......2 Dia Caminho Santiago Nascente...47 KMS....acordamos numa escola abandonada, arrumamos tudo partimos direção Évora Monte, trilhos c MTS sobreiros, estevas, ribeiras, aves sempre cantando, época de acasalamento.....lá fomos da parte da tarde p Extremoz onde acampamos ao final do dia..... etapas bem marcadas, único problema foi ontem com portadas  encerradas com cadeados ( 2 vezes).....hoje apanhamos bom tempo.... Ânimo..... Namastê e um dia de cada vez, ver como vai decorrer esta caminhada ..

.Obrigado Padre Paulo, Padre Rui de Alter do Chão, e palavra de agradecimento ao Bombeiros de Fronteira pelo vosso apoio.... Gratidão.... Resumo do 3 & 4 Dia Caminho Nascente Santiago...3 Dia Caminho Nascente Santiago..partimos algures no campo depois de Extremoz, passamos por Sousel, depois apanhamos uma linha de comboio desativada, e fomos sempre caminhando até Fronteira, onde o Sr do Café telefonou p os bombeiros e arranjou sítio para ficarmos.......O interior está um deserto, aqui a desertificação do interior é mais intensa ....casas nos montes abandonadas...uma tristeza ....hoje fizemos 35 KMS .......Muito Obrigado Padre Rui e Padre Paulo.....4 Dia Caminho Nascente Santiago ...saída da localidade de Fronteira, fomos caminhando 15 kms pela linha de comboio desativada até Cabeço de Vide, e depois foram mais 15 Kms no meio de vacas e mais vacas, e no final tivemos saltar mais um portão com cadeado, visitamos Alter Pedroso e depois para Alter Do Chão onde Padre Rui e Padre Paulo nos encaminharam para um local para Pernoitar.....muito obrigado Padre Paulo e Padre Rui, muito agradecidos ...Total 30 KMS...Nosso 25 de Abril...Finalmente encontramos um Peregrino  de França, que partiu de Portimão e diz que vai até Santiago, sem tenda, tem 3 meses para lá chegar uauhhh...ainda tivemos em Crato a beber café, mas depois nós continuamos.
Nosso 25 de Abril...Finalmente encontramos um Peregrino  de França, que partiu de Portimão e diz que vai até Santiago, sem tenda, tem 3 meses para lá chegar uauhhh...ainda tivemos em Crato a beber café, mas depois nós continuamos.5 Dia Caminho Nascente  Santiago.  Partimos de Alter do Chão em direção a Crato, lá encontramos novamente o Sr Padre Nuno numa pequena aldeia junto a igreja, tivemos a confraternizar e retomamos a nossa caminhada com chuva,  depois caminhamos mais 20 KMS até Alpalhão, vacas e mais vacas....não se vê pessoas.... maldita desertificação....depois caminhamos até Nisa onde pernoitamos junto a uma fonte com companhia do cântico dos pássaros durante toda a noite, belo dia de 25 Abril, Viva Liberdade.....Total 48 kms...
Tão Bomm! Há pessoas cruzam nosso caminho por breve instantes e nos marcam .....6 Dia de Caminhada...38 KMS.....partimos de Nisa, direção Vila Velha de Ródão, 20 kms onde passamos o Tejo, onde fizemos as despedida do Alentejo e entramos na Beira Baixa....onde a paisagem mudou completamente....onde começaram as grandes rampas....mas a desertificação assustadora continua..... ... passamos por grandes aldeias, vazias, nem um café, nem uma mercearia, temos andar carregados de comida, ainda por cima eu como pouko iolll....depois de almoçar em Vila Velha De Ródão, caminhamos mais 20 KMS até Aldeia Amarelo, que não tem café, nem mercearia p abastecer ...Mas o Sr Sebastião  da padaria de Amarelos arranjou sítio para pernoitar, ofereceu bolo e jaantar.....muito obrigado... é tão bom sentir a energia destas pessoas…total 38 KMS....
Preciso da vossa ajuda? Da vossa opinião...Amanhã meu colega Manuel Duarte vai ter que ir para o Algarve, e eu já não sei se vá com ele, ou continue sozinho..o que faço? Se continuar sozinho, terei andar sp só, pois peregrinos não há, nem Albergues, em 10 dias só encontramos um....vou ter que decidir até amanhã ao meio dia
Na Cidade da Guarda, recebi energia e um carinho muito especial, carinho muito especial e motivação do Sr da Pastelaria e da senhora do Posto de Turismo da Guarda, que até ofereceu alguns mantimentos para peregrinação e disse..... você nunca está só ....Cá vão resumo dos últimos dias...7 Dia Caminho Santiago Nascente....47 kms começamos  caminhar de Amarelos com intenso nevoeiro até Castelo Branco, onde almoçamos e retomamos caminhada até Soalheira e acampamos debaixo de um sobreiro pouco depois.....8 Dia Caminhos  Nascente Santiago:. 39 KMS...hoje passamos a barreira dos 300 KMS, iniciamos a caminhada depois de Soalheira, onde acampamos, depois Castelo Novo, e ainda, subir, até 1000 metros, subida p serra da Gardunha, com intenso nevoeiro.....depois descer, descer até capital da Cereja e Fundão, onde almoçamos e seguimos direção Ferro ( Covilhã), onde pernoitamos :-....9  Dia Caminho Nascente Santiago...50 kms...partida de Ferro, depois Caria, Belmonte, Valhelhas, Famalicão, Meios e Trinta, tudo isto na serra da estrela perto dos 1000 metros de altitude.....e de repente um homem vira se e diz! Tá Aki um copo de vinho p cada um, ia dando cabo da malta...HJ fizemos 50 KMS....Hoje je pernoitamos no campo de futebol, numa localidade que se chama trinta, a 14 KMS da Guarda ...10 Dia de Caminhada...Na Cidade da Guarda, recebi energia muito especial, carinho muito especial e motivação do Sr da Pastelaria e da senhora do Posto de Turismo da Guarda, que até ofereceu alguns mantimentos para minha caminhada......cá vamos nós para a Guarda, cidade mais alta de Portugal..., abandonamos o campo futebol da localidade de trinta que se encontra ao abandono, onde acampamos e seguimos com companhia da luz da lua pelas seis da manhã...último dia de caminhada....esta noite pensei, e vou continuar sozinho por mais uns dias não sei até onde, logo vejo, bem qual o caminho de Santiago que escolherei.......já temos no total 368 KMS feitos
Comecei falar sozinho, pelos bosques, velhos carvalhos e castanheiros me acompanham, passo por aldeias desertas, onde os sinos não se cansam tocar Avé Maria...YOU NEVER WALK ALONE.....Resumo do 11e12Dia.....11 Dia Caminho Santiago 41 kms.... Acordei algures sozinho depois de Celorico da Beira, nesta noite a chuva fez companhia.... Pelas 6:30 comecei Caminhar até Trancoso depois palhais, Fiães, Ponte do Abade e acampei a seguir num lugar mágico:-)...12 Dia Acordei e comecei Caminhar num bosque encantado, passei por Sernancelhe  e novamente bosque mágico, taoo bommm....para chegar a Lamego tive fazer 53 KMS e na parte final subir os 600 degraus só santuário c mochila as costas, promessa cumprida ....rssss Passei na única ponte fortificada em Portugal, ponte de Ucanha antes de Lamego....Aos poucos a paisagem vai mudando.....
13 Dia Caminho Santiago 44 KMS  Finalmente passei o rio Douro Lamego, Peso de Régua, grandes rampas no meio daquelas vinhas uiiii, e um calor abafado....hoje consegui atacar umas cerejas, Aki desenvolvem mais rápido ke outras áreas....pernoitei 22 KMS após Mesão Frio....a sinalização dos caminhos Santiago é muito velha, não se vê as setas rssss...estou em isolamento total mas quando passo perto de alguém, mantenho a distância e tento combater solidão iolll
Não Acredito!!!!Já faz 2 Semanas que parti de Évora!!!!!Sinto que é uma loucura andar tanto tempo sozinho, mas quando apanho alguém, puxo conversa a distância com conversas banais, sabe tão bem...........14 Dia Autonomia total 45 KMS: Hoje comecei Caminhar antes das 6 da manhã, descendo a serra, onde acampei até Amarante, sempre a descer, depois continuei até Lixa, Felgueiras e pouco depois encontrei um mosteiro Pombeiro, parecia  abandonado, vi na porta três estátuas de Santiago e pensei ...tenho que acampar aqui, e assim será....amanhã chegarei a Braga e mais uma vez, não sei se continue pelo caminho da Feira Romana, ou se volte para Benafim.... amanhã é dia de decisão ....
Você é estrangeiro? Falo a todas pessoas que encontro e pensam que não sou Português .....15 Dia Caminhos  Santiago 47 KMS.... Está noite não dormi nada por causa do sino, tão alto rssss....comecei Caminhar direção Guimarães depois ,fiz mais 23 KMS até  Braga......em Braga tinha várias opções: parar; caminho de Santiago ou o caminho da Geira Romana e Arrieiros que também vai dar a Santiago....optei pelo último que só conheço algumas partes (apanha partes do Gerês)....
HOJE fui raptado!!! Pelas 16 horas,  a meio da tarde , parei num café numa freguesia que se chama Covide, perguntei onde podia acampar.....o que fui fazer?   Já não me deixaram sair de lá, jantei em casa deles......levaram para  casa, e convidaram me para almoçar amanhã e  fazer o trilho da Calcedónia na parte da manhã....mas eu disse que depois do almoço retomarei a minha caminhada solitária...sabe tão bem estes momentos de confraternização.....hoje fiz 36 KMS....passei por Caldelas, Santa Cruz, Terras de Bouro e finalmente perdi me em Covid.... tão bommmm....
18, 19 Dia Caminho Santiago: Dias de Descanso...carregar baterias p última semana de caminhada  e ainda por cima com muita chuva..... amanhã,  retomarei a caminhada, pois abrem as fronteiras e assim não corro risco de ser barrado, ainda por cima vou passar duas vezes pela fronteira ......Resumo do 17 Dia como m Pastor  Pedro de Covide...17 Dia Geira Romana 36 kms está manhã fui fazer o trilho e Fenda da Calcedónia, no Gerês, com o pastor local, simplesmente espetacular.....adoro o Gerês..da parte da tarde caminhei até Campo do Gerês e de repente deu me uma pancada e fiz um pequeno desvio de 30 KMS a pé até aldeia de Lourido no Gerês, pela Gr 50 e Gr 34, passando por Brufe e Germil.....vou seguir meu instinto, ficar aqui dois dias nesta aldeia do Gerês e na segunda retomar a Geira Romana com Chuva rsssss....hoje fiz 36 KMS  .20 Dia.....Aiii ke saudades da minhaaaa vidinha...hoje foi dia de MT chuvaaaaa..aiii...20 Dia de Évora a Santiago: Hoje caminhada no Campo do Gerês debaixo de chuva intensa, passei pela mata da Albergaria, entrei em Espanha  pela fronteira na Portela do Homem, passei pelos Banos, onde o rio tem água quentinha, depois Lobios, Entrimo e voltei a passar a Fronteira e fiquei em  Castro Laboreiro ....48 kmsss.Já só faltam 110kms para Santiago, aiii a chuvaaa acompanha me por Espanha acima.....21 Dia  hoje caminhei 49 KMS sob intensa chuva até Cortegada e depois Ribadavia, sempre junto ao rio, e com lindos bosques...ontem esteve tanto frio em Castro Laboreiro uiiiii, até choveu granizo....hoje tive de esticar a etapa para ir às compras, pois nos próximos dois dias nada, só cafés....Obrigado ao meu amigo Henrique Malheiro, pelo apoio, vai fornecendo todo tipo de informação ao telefone, muito obrigado.....tempo tá terrível, tenho andado c pés encharcados durante todo dia....

Adoro andar nestes bosques, encantados, mágicos, é tão bommmm... cá vai resumo do dia 22,23...22 Dia De Évora a Santiago....aqui na Galiza não posso andar sem máscara....as pessoas perguntam logo pela mascarilha, SP ke vejo alguém coloco..uppss..hoje fiz 50 kms, muita chuva..parti de Ribadavia, Beran, Pazos de Atenteiro, Feas, Beariz, e acampei num bosque mágico em Soutelo23Dia Évora até Santiago ...51kms estava a ver que a tenda não resistia a GD chuvada rssss, na outra noite foi a força do vento, tive ke vir cá fora durante a noite p recolocar as estacas rssss...HJ parti de Soutelo até Condensada, sempre debaixo de chuva, depois segui p cidade de Estrada e fui acampar PonteVea a 15 kms de Santiago.....grande dia de chuvada, acabei dia com os pés roxosss...no total já tenho mais de 900kms ....
Consegui:-)....Finalmente...Levei 32 dias de Vila Real Santo Antônio até Santiago Compostela, com a casa as costas, pernoitando numa tenda, e percorrendo caminho Santiago Nascente e depois de Braga a Geira Romana...o que mais me surpreendeu, foi um interior sujeito a grande desertificação... durante esta longa caminhada só encontrei 3 peregrinos ....Ultreya..
Nunca me tinha acontecido, desde do dia que fiz os mil KMS do caminho Santiago, há umas semana e pouco, tenho sonhado todas as noites que estou a caminhar na floresta, e acordo com sensação de cansaço, tão estranhooooo, tenho que descodificar a mensagem.... enfim..bom caminho para todos,, e já estou com saudades da vida de ciganito iollll